domingo, 13 de março de 2016

The Danish Girl



SINOPSE: 

Cinebiografia de LiLi Elbe (interpretada por Eddie Redmayne) que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa (publicamente) a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero.





MINHAS CONSIDERAÇÕES: 

                      Não entendo porque a exibição deste filme foi proibida em alguns países e estados, pois, corroboro com David Ebershoff (autor do Livro), o Romance em questão apresenta uma trama que transcende os limites do sexo e da discussão de gênero! 
Atualmente estou lendo o Livro, mas aos que não assistiram o filme, brilhantemente dirigido por Tom Hooper, aconselho que assistam! A trama é narrada com exímia sutileza e elegância e não aborda qualquer sentimento que configure ofensa ao AMOR. Nesse sentido, ao meu ver, o filme jamais deveria agredir os olhos, sentimentos ou pensamentos de quem quer que seja. 
Preconceito, sob o enfoque da "etimologia das palavras", é o conceito formado antes mesmo de ter-se conhecimentos necessários sobre o objeto de estudo em questão. Portanto, aos preconceituosos, de plantão, deem-se a maravilhosa oportunidade de conhecer esta bela "trajetória" de amor entre duas almas. Pois, o filme mostra com veemência a busca pela felicidade e o companheirismo que depreendesse de amar.
O discurso de gênero não é o enfoque principal do filme, além do que é crível que o filme não tenha por objetivo debater conceitos de Gênero. Por conseguinte, não versarei sobre gênero, pois jamais poderia abordar um estudo tão denso, posto que carrego apenas a sapiência linear sobre o assunto. Portanto, delimitar-me-ei à apreciar a nobreza do sentimento trazido pelo filme.

Link para assistir o FILME: http://www.supercineonline.tv/a-garota-dinamarquesa-legendado/                   
                     
A estória é introduzida ao público por meio do casamento entre Einar (Eddie Redmayne)  e Greta¹ (Alicia Vikander). Com o desenrolar do filme fica claro a inquietação vivida por Einar quando ele fica "cara a cara" com o seu íntimo (abafado a anos atrás e por anos - Fala de Einar à Greta: "você ajudou a criar LiLi, mas ela sempre esteve lá"). Em contrapartida, sua mulher, Greta ao perceber o desconforto inicial de Einar, tranquiliza-o e, tenta deixá-lo à vontade! Greta, a princípio, também não entende o que está acontecendo.

(DIALOGO ENTRE EINAR E GRETA)
- Greta: tem alguma coisa que queira me contar?
- Einar: tem alguma coisa que queira saber?
- Greta: Não, sou sua esposa. Sei de tudo!

Greta, acompanha Einar durante toda sua luta em busca da felicidade (harmonia entre corpo e mente) e continua a ama-"lo" em cada pormenor. Sendo assim, ouso a dizer que ambos, Einar e Greta, passaram por uma difícil Transição/ transformação.
Einar foi diagnosticado por médicos como portador de "confusão de identidade", como Esquizofrênico, amoral e Louco. Logo, ele é submetido a tratamentos tortuosos, desumanos e cruéis, por conseguinte chega a ter que fugir de clínicas. 

(DIALOGO ENTRE EINAR E UM MÉDICO - CONSULTA -
COPENHAGUE)
Médico: Como você está se sentindo? Dá  onde ela (a LiLi) vem?
Einar: De dentro de mim!

(APÓS O TRATAMENTO COM USO DE RADIAÇÃO)
Médico: Einar, Como está se sentindo hoje?
Einar: Você machucou LiLi!

No decorrer da trama, Einar com assitência de Greta conhece o Professor Warivekros que detém o conhecimento para realizar o procedimento cirúrgico de mudança de sexo. Contudo, o professor define tal procedimento como sendo de ALTO RISCO. Contudo, mesmo diante as adversidades, Einar decide submeter-se a tal procedimento. 
Como coadjuvante na trama, Greta assiste Einar em todas as suas decisões, e mesmo quando ela se depara com suas necessidades de ser amada, ainda assim, permanece ao lado de Einar e acompanha-o em todos os momentos.

Fala de LiLi Elbe à Greta: "- Você ouviu meu desejo quando ninguém mais ouviu"


A trama é uma linda história de SUPERAÇÃO, FORÇA e PERSEVERANÇA, uma amostra de que o amor NÃO TEM LIMITES ou FRONTEIRAS. 

Assisti o filme, pela primeira vez, na mostra de cinema do Bougainville! Assisti-o com um amigo, e ao final do filme interpelei-o: 
- o que você achou do Filme? 
- Ele apenas respondeu-me: As vezes devemos apenas sentir.... 
- OBRIGADA NANDO!!!!

Acho que é isso, espero não ter pormenorizado o filme.

¹. O livro se refere a esposa de Einar como Greta, já o filme, bem como o site "
adoro cinema" usa o nome Gerda. Optei em usar a grafia usada no Livro.



Priscylla V. Martinato

Nenhum comentário:

Postar um comentário