sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A união faz a força...





                          O movimento separatista que abala a estabilidade do governo Espanhol não é nem de longe uma novidade. Cumpre salientar que os movimentos separatistas partilham de características comuns que extrapolam as simples intenções de tornarem seus estados ou regiões independentes devido a diferenças de cultura, língua. Segundo Márcia Miranda Soares, professora do departamento de ciência politica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), regiões que se sentem prejudicadas na distribuição da riqueza nacional questionam a Unidade Nacional.
                      

CASO SEJA EFETIVADO A INDEPENDÊNCIA 

O QUE A CATALUNHA PERDE?

1 - Se a Catalunha se converter em um novo estado a União Europeia já se pronunciou no sentido de que ela terá que solicitar seu ingresso na instituição e cumprir todas as exigências, rigorosas, um processo que leva anos. É importante lembrar que o Governo Francês e o Governo Alemão já se manifestaram na acepção de não aceitar a Catalunha na União Europeia.

2 - Com a independência da Catalunha haveria fuga de empresas e capitais, pois o governo Catalão teria que imprimir sua própria moeda. "E por não ser membro da zona do euro, sua dívida não poderia ser utilizada para pedir financiamento ao Banco Europeu" (Economista Feito, Fonte: BBC Brasil).

3 - Alguns informes, incluindo os da Generalitat, ão por certo que a produção do novo país sofrerá boicote por parte da Espanha. "A Freixenet anunciou que estuda transferir sua sede para fora do território catalão." Ao menos sete empresas fizeram o mesmo.


O QUE  A ESPANHA PERDE?

1 - Com a secessão a Espanha perde a sua região mais rica inclusive em se tratando de investimentos e pesquisas;

2 - A independência da Catalunha levaria a Espanha a perder o seu principal porto no mar Mediterrâneo. O porto também é essencial para o turismo.

3 - A Espanha é uma potência turística, sendo que no ano passado 22,5% dos pessoas que visitaram a Espanha tinham a Catalunha como destino.


                          Fato é que com separação tanto a Catalunha como a Espanha perderão. Resta-nos decidir se vale a pena lutar juntos ou lutar separados.



TAREFINHA DE ESPANHOL: Hablar sobre el intento de independencia de Cataluña.

Uno de los principales argumentos de las personas que defienden la secesión es que la Cataluña aporta a las arcas españolas más de lo que recibe a cambio. Pero en realidad hay solo una verdad: cuando dos partes que forman un sola entidade se separan es inevitable que ambas pierdan algo.




Priscylla Veli Martinato